sexta-feira, janeiro 23, 2009

Africa do Sul (por Rafael Silva Aguiar)

ÁFRICA DO SUL: UMA ÓTIMA ESCOLHA PARA UM INTERCÂMBIO - 2008

Por Rafael Aguiar Silva

A princípio parecia uma escolha um tanto quanto incerta, mas no final foi tudo perfeito.

Sempre quis fazer um intercâmbio para algum lugar com o clima parecido com o do Brasil. Quando chegou o momento de fazer tal viagem tinha como principal escolha a Austrália, que imagino ser maravilhosa. Porém, o custo de vida me fez questionar tal escolha e aí entrou a sugestão de uma amiga para eu conhecer a África do Sul, em específico a Cidade do Cabo (Cape Town).

Confesso que não aceitei a sugestão de primeira por culpa do pré-conceito, uma vez que estamos condicionados a associar África com pobreza e doenças. Porém, consegui superar isso através de muitas informações que fui buscar sobre esse país e concluí que há muitas similaridades entre Brasil e a África do Sul.

Acabei optando pela Cidade do Cabo por ter um custo de vida baixo, infraestrutura adequada, bons cursos de inglês e pessoas amigáveis.

Na Cidade do Cabo há inúmeras escolas de inglês, porém, escolhi a EC Cape Town, que considero uma excelente escolha. Sendo que para ajudar no processo de negociação com a escola, solicitei os serviços da agência Sem Destino por trabalharem com o dólar comercial e não o turismo. Vale lembrar que o dólar comercial é mais barato que o turismo.

Acertei com a agência estudar na EC Cape Town durante um mês morando numa residência estudantil em um quarto individual, com direito ao café da manhã e jantar todos os dias. Acredito que fiz uma ótima escolha, pois morar numa residência estudantil lhe dá a oportunidade de conhecer pessoas de vários lugares do mundo e sem falar que a EC Cape Town é show de bola, estrutura muito boa e localidade perfeita, bem no centro da cidade.

Links:

EC Cape Town - http://www.ecenglish.com/

Sem Destino -  http://www.semdestino.com.br/index.asp

Nota: Sites de relacionamentos, tais como Orkut, Facebook e outros, são uma ótima maneira de conseguir informações sobre as escolas. Existem várias comunidades que você consegue trocar muitas informações. Um lembrete legal é fazer um facebook antes de ir para o exterior.

Nota: Quando for fechar o contrato com a agência inclua o “transfer” no pacote. Através desse serviço você terá uma pessoa lhe esperando no aeroporto com uma placa escrita o seu nome e que irá lhe conduzir até a sua residência.

EC Capetown

EC Cape Town e ao fundo uma parte  da Table Mountain

 

 Sala de Aula

Sala de aula começando pela esquerda na foto: Turco, Sul Coreano, Angolana, Colombiana, Teacher, Taiwan e Japonesa.

Porta da Escola

Na porta da escola da esquerda para direita: Japonesa, Eu, Japonesa e Angolano

Não Conversar em Português

Na porta da escola: Maioria é brasileiro na foto. Vai uma dica de NÃO CONVERSAR EM PORTUGUÊS quando estiver estudando fora.

Foto de dentro da residência estudantil ( Winstonia Residence) da esquerda para a direita: Eu, proprietária da residência, Chinês, Turco, Francesa e Brasileiro. Obs.: A camisa do Bob Marley por lá faz um sucesso inacreditável.

 

Quando cheguei em Cape Town, uma das primeiras coisas que fiz foi conhecer Camps Bay, uma praia de areia branca e fina com um visual espetacular, deixando a desejar apenas uma água quente, pois a água do mar é gelada de doer as canelas. Porém, nos meses de janeiro a março a temperatura aumenta. Vale lembrar que o momento ideal para conhecer Cape é a partir de outubro até março.

Em Camps Bay, há vários restaurantes cada um melhor do que o outro, sendo que todos são bem acessíveis. Recomendo sentar num restaurante diferente a cada dia.

Link para restaurantes - http://www.dining-out.co.za

Dependendo de onde você for morar, é possível ir caminhando até as praias. Eu residi em Sea Point, um bairro maravilhoso que ficava a uma quadra da praia e há 30 minutos caminhando até Camps Bay.

Já no primeiro dia, conheci uma suíça maluquinha, mas gente boa e um sul-coreano engraçadíssimo. Ficamos o dia todo na praia e depois finalizamos em um restaurante para curtirmos um maravilhoso sunset acompanhando de boas cervejas.

Caminhando para Camps Bay

Da esquerda para a direita: Ray ( Sul- Coreano) e Mariette ( Suíça) caminhando para Camps Bay.

 

Twelve Apostles

A caminho de Camps Bay. Aquela montanha ao fundo é a “ Twelve Apostles” ... Espetacular

 

Praias de Clifton

Praias de Clifton. Ficam antes de Camps Bay.

Camps Bay

Camps Bay

Eu e Ray 

Eu e Ray num restaurante quem não me lembro o nome em Camps Bay.

 Detalhe: qualquer restaurante em Camps é muito  bom

Mariette

Mariette apreciando seu “suco de groselha”

Sun Set

Finalizando o dia com um maravilhoso sunset – Camps Bay

Uma outra praia que você não pode deixar de conhecer é a do Cabo da Boa Esperança. Mas para ir até lá, é necessário alugar um carro ou ir de excursão, que normalmente são feitas pelas escolas. Vale lembrar, que antes de viajar você pode solicitar uma carteira internacional de motorista, mas já adianto que a direção por lá é invertida, como em Londres.

Cabo da Boa Esperança

Cabo da Boa Esperança

Clemoncé, Sergio, Mariette e Eu

 Da esquerda para a direita: Clemoncé (França), Sérgio (Brasil), Mariette (Suíça) e eu.

 

Baboons

Baboons... so funny!!!!

Nota: Quando estiver no Cabo da Boa Esperança tenha cuidado com o babuínos que ficam esperando um vacilo para roubarem sua comida e não sai do carro para tirar fotos.

 

Além de belas praias, na Cidade do Cabo há inúmeras outras formas de entretenimento. Quando chegar lá, o que não vai faltar é folder para se manter informado.

Alguns passeios por lá são básicos, tais como: conhecer a Table Mountain, que é o cartão postal da cidade, fazer um Safári, fazer um “wine tour”, ir ao Waterfront e entre outros.

Centro de Cape Town

O centro de Cape Town visto da Table Mountain

Turistas na Table Mountain

Turistas na Table Mountain apreciando o visual.

Safari

Safári

Nota: Os Safáris normalmente oferecidos são realizados em fazendas que criam soltos animais selvagens. Portanto, eu recomendo para aqueles que querem ter um contato com esses animais de maneira mais natural possível, irem ao Kruger Park ou um outro com o mesmo propósito.

Waterfront e ao fundo a Table Mountain

Além dos passeios tradicionais, há aqueles que optam por fazer os mais radicais, tais como: Skydiving, Shark diving, bungee jumping e entre outros.

Uma dica legal é alugar um carro com os amigos e conhecer outras regiões. Há lugares fantásticos na África do Sul e tudo gastando pouco dinheiro. O real frente rand, moeda local, é valorizado em torno de 1 para 4,5.

Um mês na África do Sul é muito pouco tempo para conhecer tantas coisas. O ideal, se houver condições, é ficar no mínimo 6 meses. Assim você terá tempo de conhecer vários lugares. Mas se não houver alternativa, um mês também é um tempo legal para sentir uma evolução no inglês e sentir o gostinho da África do Sul. Um país que a cada ano que passa se destaca como uma ótima opção para fazer um intercâmbio, por combinar diversão, qualidade de vida e infraestrutura a um preço acessível.

Poderia passar dias escrevendo sobre essa maravilhosa experiência, mas deixo com você a escolha de conhecer a África do Sul e ver com os seus próprios olhos o que de bom ela tem a oferecer. África do Sul, em especial a Cidade do Cabo, é um lugar de grandes belezas e encantamentos, que consegue agradar a todos os gostos e estilos, um lugar impossível de ser esquecido.

Um comentário:

  1. Anônimo7:23 PM

    cara fiquei com vontade de fazer o intercambio na africa !!!!

    ResponderExcluir