domingo, janeiro 04, 2009

Transparência Brasil

Eu sempre defendi a idéia de que a palavra transparência não pode e não deve ser utilizada levianamente, como o fazem algumas pessoas e como um item na lista de valores corporativos colocados em um quadro na parede de empresas.

Característica dos objetos que deixam passar a luz, pode-se dizer que o objeto transparente não deveria bloquear o que se deseja enxergar do outro lado. Da mesma forma, não é uma característica intermitente. Ou seja, uma hora deixa passar a luz e na outra oculta. Infelizmente, parece que algumas figuras públicas e, também, alguns diretores de empresas levaram bomba em física no colégio.

Ainda bem que existem algumas iniciativas para conter essa onda anti-óptica. Eu estava zapeando pela TV a cabo quando parei no Globo News e passava um programa mostrando algumas entidades criadas para combater a corrupção no nosso país. Fiquei admirado de ainda não conhecer a Transparência Brasil, uma organização independente e autônoma, fundada em abril de 2000 por um grupo de indivíduos e organizações não-governamentais comprometidos com o combate à corrupção. Veja, no site, os membros fundadores da TBrasil e não deixe de contribuir com esse movimento.

Dê uma olhada no relatório sobre a relevância da atividade legislativa dos vereadores de Porto Alegre, Rio de Janeiro e São Paulo. Levantamento exaustivo de todas as proposições elaboradas pelos vereadores dessas cidades mostra que quase toda a sua produção legislativa é irrelevante. Leia os relatórios sobre Porto Alegre, São Paulo e Rio de Janeiro.

Veja AQUI a lista completa dos vereadores e todos os projetos que apresentaram.

É impressionante!!!

E não é só com os políticos que temos de nos preocupar. Conversando com um amigo meu, que tem o sonho de construir uma pousadinha no nordeste, ele me disse que apresentou um projeto na Embratur e requereu um financiamento no valor de R$400.000,00. Contudo, para aprovação, ele precisou apresentar um requerimento de R$800.000,00. Ou seja, metade do valor era para "molhar" as mãos de funcionários públicos para liberar o dinheiro. Uma loucura, mas é o nosso país... vamos tentar mudar isso???

Nenhum comentário:

Postar um comentário