terça-feira, janeiro 13, 2009

Londres pela segunda vez

Julho 2008 - Londres

Pela segunda vez, eu tive a oportunidade de ir a Londres a trabalho. É uma cidade muito bonita, organizada e cheia de vida. Eu tinha uma imagem distorcida do Britânico, pois a gente sempre vê a família real na TV, aquele povo feio pra caramba e acha que todo mundo lá é assim, mas não é verdade. É um povo elegante, alto, magro, diferente por exemplo dos americanos que estão gordos e são muito mal vestidos.

Logo ao chegar a Londres, a primeira dica importante: não peça um taxi. Vá de metrô (underground) que é limpo, organizado, seguro e nunca atrasa. Se olhar no mapa do metrô, vai ver que a cidade é dividida em zonas que definem o preço que se paga. Verifique, antes de viajar para lá, onde vai ficar para saber para quais zonas vai precisar comprar ticket. Tem um cartão (oyster) que você pode comprar para um dia ou, no meu caso, para toda a semana, ou mais. Fica mais barato e prático. Eu comprei para 1 semana as zonas 1 a 6. Ia para todo lugar dentro desse perímetro sem me preocupar com dinheiro, pagamento, filas, troco. Excelente mesmo. Além disso, você pode comprar uma integração com outras linhas de trens entre cidades e ônibus. Muito prático.

Um passeio interessante de se fazer, apesar de parecer meio coisa de turista de primeira viagem (e é), é o tour de ônibus. Tem duas linhas principais: o Original London Sightseeing Tour e o BigBus, os famosos ônibus vermelhos de dois andares. É ótimo, pois passa pela maioria dos principais pontos turísticos da cidade e você usa um fone de ouvido em que se pode escolher o idioma (português de Portugal, inclusive) e vai escutando a narrativa do que são esses pontos. Há alguns pontos em que eles param de qualquer jeito para pegar e deixar turistas. Assim, a gente pode saltar em qualquer ponto e pegar outro ônibus mais tarde sem ter de pagar novamente. É só mostrar o ticket.

Depois desse passeio, você pode voltar para visitar com mais tempo aos pontos turísticos que mais interessar, usando o mapa do The Big Bus Company.

Pontos turísticos que eu recomendo não perder:

1. Palácio de Buckingham: imperdível ver a troca da guarda. Ocorre todos os dias (eu acho) às 11:30h e dura aproximadamente 45 minutos. Os jardins no entorno do palácio são especiais. Aqueles soldados com chapéus peludos que a gente conhece por serem estáticos quando em guarda tocam em uma banda músicas populares. São muito precisos nas marchas e concentrados no que estão fazendo. É um espetáculo à parte.
2. Parlamento Britânico: Todo mundo pensa que o nome do relógio da torre é Big Ben. A torre é a St Stephen's Tower of the Palace of Westminster e Big Ben é um dos sinos do relógio da torre. O Parlamento fica às margens do Rio Tamisa e ao lado da ponte Westminster. Aliás o bairro leva esse nome. Do outro lado da ponte, tem o London Eye que é a roda gigante que leva uma meia hora para dar a volta completa.

3. Ainda no bairro de Westminster, pertinho do Parlamento, não deixe de dar uma passada na Abadia de Westminster. Westminster_abbey_west É uma das mais famosas igrejas de Londres. Desde o século 11, todos os soberanos foram coroados nela.

4. Se você olhar na parte superior direita do mapa, ao longo do rio Tâmisa, vai encontrar a Catedral de Saint Paul 441px-StPaulsCathedralSouthconstruída no século 17. É outra igreja que vale à pena visitar, pois os casamentos e grandes cerimônias da Família Real foram realizados lá, incluindo o da Lady Diana com o príncipe Charles. Ela abriga vários monumentos, estátuas e tumbas de mais de 20 importantes figuras britânicas importantes. Mesmo não sendo religioso(a), vale à pena visitar.

5. Ok. Chega de igrejas. Quer fazer compras na loja da Apple e várias outras lojas chiques de Londres? Quer badalar na noite londrina? Vá para Picadilly Circus. Além de ser uma região muito bonita com prédios antiquíssimos e avenidas largas, Picadilly é uma espécie de cruzamento de ruas como a Shaftersbury Avenue que tem teatros, casas noturnas e o maior Shopping de rua de Londres com a Regent Street quem tem inúmeras lojas chiques tais como Kipling, Hamleys Toy Shop, a loja da Apple (um show de loja)  e tantas outras.DSC00097

6. Uma loja que não dá para não ir é a Harods. Famosa loja de departamentos onde tem praticamente de tudo. Acreditem, é um quarteirão inteiro de loja e tem quase de tudo mesmo. O lema da Harrods é Omnia Omnibus Ubique - "Todas as coisas, Para todas as pessoas, Em todo lugar". 800px-HarrodsDayFica na Cromwell Road, a avenida do hotel (Holliday Inn) em que fiquei em frente ao Hyde Park, do qual falarei no próximo item.
 
 
7. Hyde Park - um dos locais mais bonitos que eu já vi. Tem um jardim que me deixou emocionado, tanto que eu tirei fotos, filmei e enviei para minha esposa no mesmo dia.Londres4 035 Eu acordava de manhã só para ir correr lá. Há um lago muito grande que abriga patos, gansos, marrecos e outras aves que não identifiquei. Há também um monumento ao Príncipe Albert, uma estátua imensa e inacreditável. Londres3 011Bem em frente ao monumento, fica uma saída do parque que dá para o Royal Albert Hall, descrito no próximo item.
 
8. Royal Albert Hall - um maravilhoso e imenso teatro em formato circular. Eu e um dos colegas fomos a um show de dança em comemoração aos 2 compositores que fizeram a maioria das músicas dos filmes de Fred Aster. Depois, eu descobri a programação para o ano de 2008 em que constava Carmina Burana, com 400 vozes, e As Quatro Estações de Antonio de Vivaldi. Pena que foi em setembro e a gente já tinha vindo embora. Eu até comprei ingressos para o Carmina Burana, mas eu e minha esposa decidimos ir para Itacaré, na Bahia. Agora, em 2009, o Cirque du Soleil vai se apresentar lá. No site, dá para comprar os ingressos escolhendo o assento em uma representação gráfica do enorme auditório. Não perca…!!
Londres3 016

2 comentários:

  1. Uma peculiaridade de Londres - uma grande parte das pessoas não são de lá. Dizem que aproximadamente 2/3. Isso se comprova nas ruas, nos restaurantes, nas lojas. Em geral os
    atendentes, vendedores não são britânicos.

    Recomendo também: a troca da guarda montada e a torre de Londres.

    ResponderExcluir
  2. grande eider crescer,
    vou dar um crtl+c e crtl+v em tudo!
    vc autoriza?
    abraço!

    ResponderExcluir