terça-feira, dezembro 30, 2008

Detonando as rodovias brasileiras

Hoje, eu queria detonar as nossas estradas de rodagem.

Eu viajei de Uberlândia para Brasília pela BR050, uma rodovia federal. Se vocês se lembram de quando estudaram para tirar a habilitação, o primeiro dígito do número da BR indica a direção da rodovia. Ou seja, o dígito zero é atribuído a todas as rodovias que partem do Distrito Federal. Deveria ser uma rodovia importante, certo? Pois é, mas o estado de conservação dela é deplorável. Apesar de não ter tantos buracos quanto algumas por aí que abrigam verdadeiras crateras, onde os buracos foram tampados há um desnível tão grande que parece que estamos num rali. Vejam no vídeo abaixo como a gente se sente.E olha que a gente estava em uma Eco Sport que tem rodas maiores e portanto menor sensação de bacadas.

O interessante é que pagamos impostos para isso. Eu vou citar aqui um trecho do texto indignado de um consultor financeiro que tem um site: "... no valor da gasolina é incluído o imposto de Contribuição de Intervenção de Domínio Econômico (Cide) e parte dele é destinado às estradas. No momento que abasteço meu carro, estou pagando também o pedágio...".

Portanto, cada vez que eu abasteço o carro no posto de combustível, eu estou pagando pela conservação e manutenção das estradas. Então, por quê eu tenho de aguentar uma rodovia federal com tanta imperfeição assim??

Além disso, toda vez que eu viajo para São Paulo, ou para o Rio de Janeiro em férias, pago pedágio. E não é pouco não. Em uma viagem que fiz ao Rio no ano passado (2007), eu paguei, entre ida e volta, mais de R$160,00. Ué, quer dizer que, ao pagar o combustível, eu já estou pagando uma espécie de pedágio. Então, por quê eu tenho de pagar novamente????

A minha esposa diz que eu só fico esbravejando. Que tem pessoas que participam ativamente, protestam na câmara dos deputados, dos vereadores, etc. e conseguem mover ações com resultados para a população. Então, eu estou dando a minha contribuição aqui tentando convencer quem acessar o blog a se revoltar junto comigo.

Vamos lá minha gente!!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário