domingo, dezembro 28, 2008

Rio de Janeiro

Setembro de 2007 - Nós viajamos para o Rio de Janeiro, a cidade maravilhosa, para um fim específico: Fabiana, a minha esposa, correu a Meia Maratona do Rio de Janeiro em 2007. Como eu tinha férias por tirar, aproveitamos para conciliar as duas coisas.

Reservamos um hotel em Copacabana, pois a corrida começaria em São Conrrado e terminaria no Flamengo. Ou seja, os corredores passariam obrigatoriamente pela Av. Atlântica, na praia de Copacabana. Dessa forma, as crianças poderiam ver a mãe passar correndo.

O Hotel se chama Debret e aí vai a minha detonação: NÃO FIQUE NESTE HOTEL!!! É muuuuuito ruim. O site é muito bom. Limpo, claro, as fotos todas muito bem montadas. Mas o ambiente do hotel é escuro, com móveis antigos, elevador pré-histórico. Eu reservei 2 quartos. O do casal tinha a vista que vocês podem ver na foto: um vão central do prédio. Além disso, o ambiente no hotel não é nada agradável. Ao se levantar para tomar café, a Fabiana se deparou com duas garotas de programa acompanhando um senhor dentro do elevador. À noite, quando fomos jantar em uma pizzaria na avenida da praia, também enfrentamos situações estranhas em que gringos e prostitutas se sentavam à mesa ao lado da nossa. Péssimo ambiente para família. A praia também não está lá essas coisas. Copacabana já não é mais a mesma e talvez pela época de baixa temporada em que fomos, não tem um bom ambiente.

Ficamos decepcionados e, depois do dia da corrida, decidimos sair dali. Conseguimos dois apartamentos de uma proprietária particular no Transamérica Flat da Barra da Tijuca. Isso sim é hotel. E pelo preço que paguei nos dois quartos, eu pagaria em um só em Copacabana. O quarto das crianças era tão grande que dava para correr lá dentro. Apesar de não ser muito perto da praia (uns 500 metros), a vista do quarto é fantástica. Há vários condomínios e casas e as ruas são bem arborizadas.

Para ir à praia, a gente tem de atravessar um canal de esgoto a céu aberto nada agradável, mas é o preço a pagar pela bela vista que vem depois.
A Barra da Tijuca é totalmente independente do restante do Rio de Janeiro em termos de comércio e entretenimento. Há o Barra Shopping, o melhor da cidade e o New York City Center, uma espécie de anexo ao shopping com várias lojas, restaurantes, cafés e bares no estilo americano e uma réplica da estátua da liberdade na porta. Particularmente, eu gosto muito do Outback.

De qualquer forma, você ainda pode visitar a zona sul quando quiser e todas as outras atrações da cidade maravilhosa. De carro, você não gasta mais do que 20 minutos para passar da Barra para Ipanema. Uma outra dica legal é passear em Niterói, uma cidade de pouco mais de 500 mil habitantes com praias muito bonitas. Vá de barca, um passeio com vista para a baía da Guanabara e bem mais interessante e barato do que ir de taxi ou ônibus. O restante das atrações, eu indico em uma outra oportunidade...

Nenhum comentário:

Postar um comentário