sábado, dezembro 20, 2008

Itacaré - BA

Outubro de 2008 - Se você quiser descansar da vida agitada, correria do dia-a-dia, trânsito maluco, trabalho em excesso, estresse, vá para Itacaré. Ela fica a mais ou menos 94 Km de Ilhéus no litoral sul da Bahia.

Desta vez, fomos pela CVC e, novamente, usamos os serviços da La Nave Turismo. Chegando em Ilhéus, eu e minha esposa pegamos um ônibus da CVC que nos levou ao hotel em uma viagem de 1 hora e meia. Um pouco cansativo, mas eu garanto que vale à pena.

O nosso hotel, Itacaré Eco Resort, ficava a uns 5 Km antes de Itacaré, indo de Ilhéus, dentro de uma área preservada da mata atlântica. A praia fica a uns 300 m do hotel e a gente tinha de ir por um caminho ao lado de um riacho. Uma paisagem muito bonita e relaxante. Pela foto, dá pra ver que há muito verde. Todo esse complexo fica dentro de uma espécie de condomínio em que a entrada é restrita a quem está hospedado em um dos 2 hotéis (Itacaré Eco Resort e Itacaré Village) ou tem casa em um condomínio perto.

No primeiro dia, fomos logo explorar toda essa natureza e visitar a praia de Itacarezinho e a Prainha. Nessa última existe até uma guarita para registro de quem entra e sai. Veja a foto com a placa. A praia não tem quase ninguém e se quiser algo para beber ou comer, tem de contar com a costumeira capacidade de atender bem do baiano. Havia um único quiosque em que o dono vendia coco, queijo coalho e abacaxi. O queijo, nós não conseguimos comer, pois sempre acabava antes de chegarmos.

A praia de Itacarezinho é a que fica perto do nosso hotel. O Itacaré Village fica de frente a ela e o serviço de praia é o mesmo para os 2 hotéis.
O único inconveniente é ter de pagar, ao invés de debitar para o apartamento, sempre que consumir algo, já que o restaurante em frente à praia é do Itacaré Village. Alguns hóspedes desse hotel disseram que ele é muito bom. Na foto, dá pra ver as espreguiçadeiras embaixo de coberturas de palha de folhas de coqueiro, bem em frente ao restaurante.

A região é muito bonita. Ela fica dentro de uma antiga fazenda de cacau e é repleta de coqueiros por todos os cantos. A mata atlântica é deslumbrante e à medida que seguimos para o interior fica mais densa.
Há várias trilhas para caminhadas e a estrada de terra que leva à rodovia para Itacaré tem uns 4 Km de pura natureza.

A uns 2 Km, existe um lugar chamado Café Cacau. Uma espécie de cafeteria totalmente rústica, no meio da mata e à beira de um lago. O lugar é administrado por Marly, uma funcionária do Itacaré Village que é responsável por receber os visitantes e servir um café adoçado com cacau, pão de queijo, bolo e biscoitinhos.
O preço é meio salgado, mas vale à pena ouvir a Marly falando de preservação ambiental e dar pão de queijo ao jacaré que vive lá. Você pode ver, no filme a seguir, o jacaré pegando um pedaço de peixe que uma visitante levou para ele.




Um comentário:

  1. Anônimo5:40 PM

    Lindo o lugar! Eu gostaria muito de ir, e uma vez meus pais foram mas nao me levaram! Mas pretendo ir em breve. Gostei muito das fotos, muito lindas.

    ResponderExcluir